Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Pequenas Missionárias vivenciam os personagens e elementos do Presépio

16/12/2010

As Irmãs Pequenas Missionárias, de São José dos Campos, se preparam para o Natal vivenciando os personagens e os elementos do Presépio. No dia 16/12, início da Novena de Natal, elas fazem um sorteio dos “ofícios ou funções” que deverão desempenhar: Nossa Senhora, São José, O Bercinho, A Palhinha, O Burrinho, O Boizinho, Os Pastores, Os Reis Magos, A Estrela ou O Anjo.

As “sortinhas de Natal”, como são carinhosamente chamadas pelas religiosas, foram criadas por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que encontra-se em processo de canonização. De maneira simples, ela usou a descrição de cada integrante do Presépio para incentivar a prática de virtudes cristãs como a humildade, a paciência, a caridade, a serenidade e o desapego.    

Segundo a Irmã Maria da Penha, as “sortinhas de Natal” também podem ser vivenciadas por famílias, no trabalho ou entre amigos. Os funcionários do Hospital Pio XII e do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos e do Stella Maris, em Caraguatatuba, que pertencem à Congregação, também tiram as “sortinhas de Natal”.

A assistente de diretoria Fátima Veneziani, que trabalha no Hospital Pio XII, conta que já foi duas vezes o “boizinho”, que tem como principal virtude a humildade. “Procuro vivenciar a “sortinha” durante todo o ano. Encaro como um presente de Deus. Uma maneira de melhorar minhas atitudes e de acrescentar algo ao meu dia a dia”.

Conheça cada ofício e pratique as “Sortinhas de Natal” :


1º Ofício: NOSSA SENHORA

Farás para o Menino Jesus o ofício de Nossa Senhora. Quanta ternura no Seu coração, quanta delicadeza no Seu carinho, quanta solicitude no Seu amor! Ela era toda para o Seu Pequenino Rei. Procura imitá-la.

Mas para fazê-lo bem de perto, sê bem pura(o) e muito humilde. A pureza e a humildade de Nossa Senhora a fizeram Mãe de Deus!

 
2º Ofício: SÃO JOSÉ

Serás junto do Pequenino Jesus como São José. Muito silencioso para ouvir e guardar tudo o que lhe dizia seu Deus no fundo de seu coração, para aprender tudo de Jesus e Maria.

Pratica o silêncio e a oração de São José.

 
3º Ofício: O BERCINHO

Serás o berço em que o Menino Jesus descansava, adormecido, sonhando já com a nova Redenção, com a Eucaristia, com o amor que daria a Seu Pai Eterno e a nós, Suas pobres criaturas. Oh! Cuidado, para que não acordes o Pequenino Rei!

Pratica para isso a caridade que perdoa, que esquece, que não se zanga e nem se agita quando ofendido. Não sacudas o teu Reizinho.


4º Ofício: A PALHINHA

Serás para o Menino Jesus que vai nascer, a palhinha. Procura ser bem macia para descansá-lo e para que Ele goste de ali ficar.

Pratica para isso a doçura de maneiras, doçura de palavras, mas doçura que vem do coração.

 
5º Ofício: O BURRINHO

Na corte do Pequenino Rei Jesus, serás o burrinho. Nosso Senhor que ama os humildes e pequeninos, permitiu que lá estivesse o burrinho quando Ele nasceu. O burrinho que levou Nossa Senhora a Belém...

Sê bem humilde para cumprires bem o teu Ofício, e seres assim o burrinho que leva Jesus às almas.

 
6º Ofício: O BOIZINHO

O boi também estava no Presépio. Fazia frio; e dizem que o boizinho com sua quente respiração aqueceu a gruta do Menino Jesus. É preciso que desempenhes bem o teu Ofício, aquecendo a Jesus que vive no teu próximo, por uma grande paciência e humildade.

 
7º Ofício: OS PASTORES

Jesus Menino não convidou na noite de Natal os grandes, os ricos, mas os pastorzinhos. Eles aí vieram, apenas ouviram a voz do Anjo que lhes anunciava: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!”. Sê um bom pastor junto de Jesus. Traz-lhe a oferta do teu coração cheio de muita simplicidade.

 
8º Ofício: OS REIS MAGOS

Os Reis Magos fizeram exceção na corte do Pequenino Rei. É que eles eram pobres de espírito, desapegados de tudo que é deste mundo. Faze para cumprires o teu ofício junto de Jesus um ato de desapego cada dia e crescerás no amor, juntando riquezas para o céu.

 
9º Ofício: A ESTRELA

Serás a estrela. A estrelinha que guiou os reis e que os levou até o Presépio; não fosse ela, eles não encontrariam Jesus. Deves também levar a Jesus todos os que se aproximam de ti. Que ao brilho da santa alegria que deves irradiar, todos se sintam atraídos para a fonte de onde ela vem: o amor de Deus.

 
10º Ofício: O ANJO

Sê o Anjo no Presépio. Que faz o anjo? É mensageiro. Ele anuncia o nascimento de Jesus, o Verbo de Deus, leva-lhes muitas almas, sem, contudo, deixar a adoração, o recolhimento. Adora sempre como um anjo, a Jesus nascido cada dia no sacrário por nosso amor e anuncia-O às almas que lutam, que sofrem, que ainda não sabem onde está a felicidade.

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.