Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
A eucaristia nos impele a ser pão repartido, diz o presidente da CNBB

01/12/2010

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu, na manhã desta quarta-feira, 1º, a missa da reunião do Conselho Episcopal Pastoral, que termina no final da tarde de hoje. Dom Geraldo concentrou sua reflexão sobre a eucaristia, inspirado no texto do evangelho, que narrou a multiplicação dos pães, proclamado na missa.

“Nossas comunidades, quando celebram a eucaristia, devem conscientizar-se cada vez mais de que o sacrifício de Jesus é por todos; e, assim, a Eucaristia impele todo o que acredita nele a fazer-se ‘pão repartido’ para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno”, disse dom Geraldo.

Dom Geraldo destacou que o texto da multiplicação dos pães aponta a partilha como caminho de solução para as carências do povo e que é tarefa da Igreja lutar pela justiça. “A Igreja não pode nem deve colocar-se à margem na luta pela justiça”, disse, citando o papa Bento XVI. “Ela colabora purificando a razão de todos aqueles elementos que ofuscam e impedem a realização de uma libertação integral”, acrescentou.

Em sua última reunião do ano, o Consep faz uma memória de suas atividades no quadriênio de sua atual gestão, que termina em maio do próximo ano. Os presidentes das Comissões tiveram reuniões com seus respectivos assessores para analisar suas atividades e apontar perspectivas para o próximo quadriênio.

Outros assuntos que pautaram a reunião foram a análise de conjuntura, a apresentação de uma pesquisa sobre a formação dos leigos, feita pelo Setor Laicato, relatório da visita anual da Presidência da CNBB à Santa Sé e encaminhamentos da próxima Assembleia Geral da CNBB em 2011.
Livro do núncio

A reunião do Consep termina hoje com o lançamento do novo livro do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, às 16h30. Intitulado “A coragem de anunciar Cristo, Caminho, Verdade e Vida”, o livro recolhe as homilias do núncio nos seus sete anos de serviço no Brasil. Publicado pela editora Paulus, a obra possui 208 páginas.

O ato de lançamento contará com a presença da Presidência da CNBB e dos demais bispos membros do Consep, além de convidados.

Confira a homilia de dom Geraldo Lyrio Rocha.

Fonte: CNBB

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.