Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Artigo de Dom Moacir sobre Franz de Castro Holzwarth

17/11/2010
“Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos.” Esta passagem de João, no capítulo 15, versículo 13, expressa a grandeza do gesto que poderá eternizar a história de Franz de Castro Holzwarth. Um leigo católico que entregou sua vida por uma parcela da sociedade ignorada: os detentos.  Um homem, que testemunhou profundamente, seu amor Deus, pela prática da fé, da esperança e do amor. Entrou na Apac, para partilhar com os irmãos prisioneiros, o seu conhecimento, e principalmente, partilhar do seu amor. Deu a sua vida pela Apac, participando, inclusive, da direção da Associação. Morreu tentando impedir outras mortes. Agora a Igreja busca o reconhecimento de sua atitude, a do martírio, que ele não procurou, simplesmente deixou acontecer por amor.
 
A santidade é a vocação comum de todos os cristãos. E muitas pessoas testemunham com sua própria vida que é possível optar por Jesus Cristo e levar esta opção até as últimas consequências. É bem o caso de Franz de Castro, que se entregou totalmente, derramando o seu sangue por amor a Jesus Cristo; amor testemunhado, vivido, especialmente, para com aqueles que Jesus quis se identificar: os presos.
 
A Diocese de São José dos Campos está concluindo a “fase diocesana” do processo de Beatificação do Servo de Deus Franz de Castro. Sua contribuição se dá pelo trabalho do Tribunal Diocesano e da Comissão Histórica, os quais investigaram a vida de Franz de Castro e o episódio fatídico. Toda documentação será entregue para a Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, que irá começar então a fase romana. Esperaremos então o veredito do Santo Padre, para todo esse trabalho de investigação a respeito da fama de martírio e santidade de nosso caríssimo Franz de Castro.
 
Temos a certeza de que Franz foi um cristão autêntico. Foi um profissional exemplar, responsável. Viveu intensamente o seu compromisso com Deus, com a Igreja, com a sociedade, com a profissão, com os irmãos, dedicando-se ao serviço dos mais necessitados. Franz de Castro foi um homem de profundo amor a Deus. Testemunhou isso pela prática da vida religiosa. Agora, repousa na mesma Igreja, onde diariamente participava da Santa Missa, a Matriz São José.
 
Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano de São José dos Campos

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.