Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Dia do Professor: “Formar homens novos para um mundo novo”

15/10/2010
Hoje é dia do Professor e de uma grande mestra de vida cristã, Santa Teresa de Àvila. Quero começar agradecendo aos professores que eu tive em minha casa, a minha família, meus pais, tios e irmãos, pois os melhores professores estão dentro de nossa família. Na escola a gente aprende a ler, escrever a despertar a nossa inteligência e capacidade intelectual, mas em casa aprendemos a ser gente, aprendemos a falar, andar, a ter fé a agir para o bem. Na escola aprendemos as letras, em casa adquirimos o caráter, aprendemos a ser humano.

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes” Paulo Freire.

Para conquistar o sonho e a vocação ser sacerdote eu deveria estudar muito, aqui começam as dificuldades, pois quando criança tinha um pequeno desvio no cérebro que me impedia de aprender a ler e escrever, eu não conseguia juntar as letras e isso me deixava muito nervoso. Passei por algumas escolas e não conseguia progredir, isso também causava fortes dores de cabeça, hoje tenho consciência que tinha uma forte dislexia, tomei gardenal até os doze anos. Neste tempo no meu bairro, uma professora chamada Aglair, é importante lembrarmos das pessoas que nos fizeram experimentar vitórias, com muita paciência dava-me aulas de reforço em sua casa, neste ambiente de misericórdia e acolhimento aprendi a ler e escrever, daí em diante não tive mais dificuldade. Na verdade professor passa muito mais do que conhecimento, do que teoria, o verdadeiro professor passa vida, amor, para formar o homem todo e essa pedagogia tem a capacidade de curar o corpo e a alma.

A todos os verdadeiros professores que passaram em minha vida, muito obrigado, vocês formaram um homem de Deus, essa é a essência da vocação do Professor: “Formar homens e mulheres novos para um mundo novo”.

“Professor é o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência…
… Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe”.
Cora Coralina

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire).

Santa Tereza mestra e professora rogai por nós!

Padre Luizinho,
Sacerdote Canção Nova.

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.