Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Jubileu de Ouro Sacerdotal - Dom Eusébio

04/07/2010

Celebramos no dia 04 de julho, em nossa paróquia, o Jubileu de Ouro de Dom Eusébio, Cardeal Scheid.

Estiveram presentes na Santa Missa em Ação de Graças pelos seus 50 anos de Ordenação Sacerdotal, sua família e um de seus imrãos padres, Pe. Lucas Scheid.

Dom Eusébio Oscar Scheid é cardeal Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro e reside atualmente em território de nossa paróquia, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Propaganda Fide, em Roma, no período de 1957 a 1964. Especializou-se em Cristologia e seu doutorado em Cristologia versou sobre a interioridade de Cristo.

Sua ordenação presbiteral foi em Roma, no dia 3 de julho de 1960, pelas mãos de Dom Inácio João Dal Monte, OFM, bispo de Guaxupé.

Dom Eusébio, foi professor no Seminário Cristo Rei e Seminário Regional do Nordeste, Recife no período de 1964 a 1965. Foi professor de Teologia Dogmática e Liturgia no Instituto Teológico de Taubaté, coordenador da Catequese de Taubaté, de 1970 a 1974 e diretor da Faculdade de Teologia em Taubaté.

Foi eleito bispo de São José dos Campos, dia 18 de fevereiro de 1981, pelo Papa João Paulo II. Sua ordenação episcopal foi em São José dos Campos, São Paulo, no dia 1 de maio de 1981, pelas mãos de Dom Carmine Rocco, núncio apostólico no Brasil, Dom Geraldo Maria de Morais Penido, Dom Honorato Piazera SCJ. Seu lema episcopal é é "DEVS BONVS" (Deus é Bom).

Como bispo da Diocese de São José dos Campos, fundou o Instituto de Filosofia «Santa Teresinha», instalou também a residência teológica «Padre Rodolfo».

No dia 23 de janeiro de 1991 foi nomeado Arcebispo de Florianópolis. Tomou posse da Arquidiocese no dia 16 de março do mesmo ano. Nesta arquidiocese criou o Seminário de Teologia "Convívio de Emaús" e o Seminário de Filosofia "Edith Stein"; inaugurou o Instituto Social João Paulo II; instituiu a Escola de Ministérios.

Cardeal Sheid permaneceu na Arquidiocese de Florianópolis por dez anos, até sua nomeação como arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro dia 25 de julho de 2001. Tomou posse em 22 de setembro do mesmo ano.

Recebeu o encargo de Ordinário dos fiéis de rito oriental sem ordinário próprio no Brasil no dia 3 de outubro de 2001.

No consistório de 21 de outubro de 2003, presidido pelo papa João Paulo II, foi criado cardeal presbítero, com o título da Basílica dos santos Bonifácio e Aleixo. Participou do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

Imagens: Ellen Andrade | PASCOM

 
Imagens relacionadas:
























































































Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.