Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Aberta a Assembleia do Regional Sul 1

02/07/2010

CNBB | Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

O bispo de Santo André e presidente do Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Nelson Westrupp, abriu na tarde da última terça-feira, 29, as atividades da 73ª Assembleia, que reúne bispos de todo o estado de São Paulo, padres coordenadores diocesanos de pastoral e representantes dos Organismos ligados ao Regional Sul 1, no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

As discussões vão até hoje, 1º, e abordam temas como a Missão Continental, ano eleitoral e a apresentação do relatório das Comissões Episcopais.

Segundo dom Nelson o propósito das discussões é aprofundar os temas escolhidos e avaliar as ações das dioceses. “A Assembleia tem a finalidade de ajudar a nossa Igreja a crescer na unidade, na pastoral orgânica, entre bispos e com organismos da CNBB. Juntos, vamos nos aprofundar nesses temas, sempre em sintonia com a CNBB Nacional”, afirmou.

Durante a celebração de abertura da assembleia, dom Nelson destacou que o papa Bento XVI demonstra seu espírito missionário em suas viagens apostólicas e o que o pontífice quer inspirar no sacerdócio. “Percorrendo as estradas da evangelização, Bento XVI visita as suas ovelhas. O papa quer contar com nosso amor filial ao magistério da Igreja e nossa total comunhão. Estamos aqui para nos aprofundar na missão continental e anunciar o Reino de Deus”, completou o presidente do Regional Sul 1.

O reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, deu as boas vindas aos presentes, e deixou uma mensagem aos participantes do encontro. “O Documento de Aparecida nos traz uma frase muito bonita sobre Santuários: ‘Nos Santuários muitos peregrinos tomam decisões que marcam suas vidas’. Então, nosso desejo é que (os bispos) se sintam romeiros, para que decisões importantes marquem a vida das Igrejas particulares que aqui estão reunidas”.

A assembleia acontece todos os anos e, de acordo com o regulamento do Conselho Episcopal Regional, a reunião de seus membros convocados permite constituir órgãos permanentes, traçar as diretrizes da ação evangelizadora e pastoral e decidir sobre os assuntos de sua competência, respeitado o direito comum da Igreja quanto às competências do bispo diocesano, à norma do artigo 2º do Regulamento. Participam todos os membros do Conser e são convidados, ainda, os bispos eméritos e dos outros ritos.

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.