Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Palavra do Pastor - Encerramento do Ano Sacerdotal

10/06/2010

Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, neste ano no dia 11 de junho, encerra-se o Ano Sacerdotal: “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote”, convocado pelo Papa Bento XVI, com o intuito de comemorar o 150 anos da morte de São João Maria Vianney – o Cura d’Ars – e de fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um seu testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo (cf Bento XVI – Carta para proclamação do Ano Sacerdotal).

Atentos a este tempo especial de graças para os nossos sacerdotes, na última Assembleia Geral da CNBB, nós Bispos do Brasil, aprovamos uma Carta aos Presbíteros, na qual afirmamos que o Ano Sacerdotal, “está nos trazendo abundantes graças e uma renovada consciência da identidade dos Sacerdotes, como anunciadores da Palavra, dispensadores da graça e animadores da caridade, a serviço dos irmãos e irmãs. Vocês renovaram conosco, em diversos momentos, a disponibilidade em servir o povo de Deus em suas necessidades mais profundas, com especial atenção aos mais pobres, aos jovens e aos doentes”.

Pensando no encerramento do Ano Sacerdotal acho muito interessante o que disse o Cardeal Dom Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero: “O encerramento do Ano Sacerdotal não constituirá propriamente um encerramento, mas um novo início. Nós, o povo de Deus e os pastores, queremos agradecer a Deus por este período privilegiado de oração e de reflexão sobre o sacerdócio. Ao mesmo tempo, propomo-nos de estar sempre atentos ao que o Espírito Santo quer nos dizer. Entretanto, voltaremos ao serviço de nossa missão na Igreja e no mundo com alegria renovada e com a convicção de que Deus, o Senhor da história, fica conosco, seja nas crises seja nos novos tempos”.

De fato, o Ano Sacerdotal foi um período privilegiado de oração e de reflexão sobre o sacerdócio; e isso precisa continuar seja nas comunidades, seja entre os sacerdotes. Por isso, lembramos aos nossos sacerdotes o compromisso “com a celebração cotidiana da Eucaristia, com a oração fiel e generosa, de modo especial a Liturgia das Horas, com a busca frequente do Sacramento da Penitência e a orientação espiritual, com um estilo de vida sóbrio, que tome distância dos apelos do consumismo, da cultura da banalidade, da invasão do secularismo” (Carta aos Presbíteros).

Oração e reflexão. Quando dou posse canônica a um novo pároco, sempre deixo como um compromisso para a comunidade a oração diária pelo seu pároco; o padre tem necessidade de contar com a oração dos seus fiéis. A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é um dia especial de oração pelos sacerdotes; por isso exorto os fiéis de todas as comunidades a colocarem no coração de Deus uma oração bem fervorosa pela santificação dos nossos sacerdotes.

O santo Cura d’Ars (São João Maria Vianney) costumava dizer que “o sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”; isso deve nos levar a refletir sobre o ministério sacerdotal. Ele também dizia: “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”. Por isso, rezemos para que nossos padres sejam cada vez mais esses tesouros e esses dons para nossas comunidades paroquiais.

Finalmente, rendo graças a Deus por inspirar o Santo Padre a convocar e proclamar este Ano Sacerdotal; e expresso minha profunda gratidão aos queridos sacerdotes de nossa Diocese ou que aqui atuam, com mais um parágrafo da Carta aos Presbíteros: "Agradecemos a total dedicação e amor a Jesus Cristo e à missão da sua Igreja, na qual vocês vivem a vocação e dão seu testemunho sacerdotal. Conhecemos de perto seus sacrifícios que, por vezes, alcançam o heroísmo na busca cotidiana de fidelidade à missão evangelizadora, movidos pelo ardor missionário para animar comunidades e dialogar com os mais diversos ambientes”.

Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.