Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Campanha da Fraternidade 2015

09/02/2015

A Diocese de São José dos Campos promove o lançamento do Texto Base da CF 2015 no dia 23 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30, no Auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos, localizado na Avenida São João, 2650 – Jardim das Colinas.

O tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”. O assessor será Antônio Evangelista, assessor da CF no Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo). A abertura oficial da campanha em âmbito nacional acontece no dia 18, Quarta-feira de Cinzas.

Diante dos desafios que a sociedade brasileira está enfrentando com a crise hídrica, especialmente no estado de São Paulo, a coordenação diocesana da CF escolheu tratar desta questão. Durante a quaresma, irá disponibilizar materiais que irão ajudar na reflexão e também vai promover a “I Caminhada pela Água” no dia 22 de março, dia mundial da água. “Como o tema deste ano é abrangente, destacamos uma problemática atual para refletir. Queremos estimular as ações sobre o uso consciente da água, auxiliando a sociedade à exercer seu protagonismo, como agente transformador”, explicou Luigi Bertoncini, coordenador diocesano da CF.

Objetivos – Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. Este é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2015, convidando para sermos uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Os objetivos específicos apontados no Texto Base são fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade; identificar e compreender os principais desafios da situação atual; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social a Igreja, com elementos autenticamente humanizantes; identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

cartaz cf 2015

Cartaz da CF 2015 – retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e  ressuscitar, como celebramos na Páscoa, Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45). A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio iluminar a missão evangelizadora da Igreja. Evangelizar pelo testemunho, dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja (as comunidades) está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.