Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
MENSAGEM A RESPEITO DA NOVA MISSÃO

30/06/2014

Aos queridos paroquianos e amigos

Desejo nessa ocasião manifestar meus sinceros agradecimentos pelas manifestações de amizade, generosidade e amor pela missão da Igreja que tenho recebido da parte de todos.

Falando em termos mais simples, conforme a comunicação oficial assinada pelo nosso Bispo diocesano, a Congregação para o Clero, organismo auxiliar do governo do Romano Pontífice, por mediação da Nunciatura Apostólica, solicitou de Dom Cesar a liberação para que eu prestasse um serviço estável àquele dicastério, como um dos oficiais que servem em Roma. Tendo obtido de nosso Bispo, depois de ter me consultado sobre minha disponibilidade, a liberação para tanto, o Cardeal prefeito da dita Congregação, Dom Beniamino, Cardeal Stella, enviou em 04 de junho pp., a Dom César uma carta de agradecimento, pela qual também dava as indicações mais precisas sobre o período em que deveria iniciar o trabalho e sobre procedimentos para a transferência para Roma.

Assim, Dom Cesar me comunicou sobre a efetivação desse pedido, deixando comigo uma cópia da carta do Cardeal, e também definiu a minha permanência na paróquia São João Bosco até o final de agosto.

Assim, manifesto minha gratidão pelo sinal de confiança para essa nova missão. Também declaro minha satisfação pelos serviços que estou exercendo até o momento: a missão de pároco, de professor e de juiz. O chamado de Deus é sempre um convite a desinstalar-se. E é assim que estou recebendo esse apelo para um serviço em outras terras.

Como se pode perceber do que já disse, não recebi nenhuma nomeação para serviço que implica no exercício do poder de governo na Igreja, que é exercido especialmente pelos Bispos, sucessores dos Apóstolos, nas dioceses a eles confiadas ou nos ofícios especialmente conferidos, no caso das Congregações, existem os Bispos e Cardeais que são os que exercem esse poder-serviço auxiliando o Santo Padre na sua função de governar a Igreja Universal. O termo “oficial”, em nossa língua e em nosso modo de falar, pode dar a impressão de uma função de extrema autoridade, mas na verdade, se refere mais aos que trabalham nos ofícios, isto é, nos escritórios.

Mesmo assim, não escondo ser uma honra a oportunidade que estou recebendo de servir mais diretamente à Igreja como instituição e também de aprender mais sobre ela, apesar de saber que isso me custará também muitas lágrimas de saudade e de um humano sentimento de perda.

Por fim, quero agradecer a Deus por tudo... por tudo que possa ser de seu agrado, mesmo que seja misterioso e desafiador para mim.

A todos minha amizade, meu agradecimento e meu desejo de continuar juntos, unidos em comunhão, onde quer que estejamos.

São José dos Campos, 30 de junho de 2014.

 

Pe. Rogério Augusto das Neves
Pároco da Paróquia São João Bosco
Diocese de São José dos Casmpos (SP)

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.