Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Estreia 2012: Conhecer Dom Bosco para ser-lhe fiéis

20/01/2012
Paróquia Sagrada Família 
 
O ano de 2012 marca o início do triênio de preparação para a comemoração do bicentenário de nascimento de São João Bosco, o fundador do que é hoje a Grande Família Salesiana. Por isto, “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida” – é o enunciado do tema da Estréia 2012.

"Estréia" é o nome que se dá a uma reflexão que ocorre entre os salesianos e que norteia as ações pastorais durante o ano. “Devemos estudar Dom Bosco e, através das vicissitudes da sua vida, conhecê-lo como educador e pastor, fundador, guia, como legislador” – declara o Pe. Pascual Chávez , reitor-mor dos salesianos, o cargo máximo desta Congregação religiosa, sendo o sucessor direto de São João Bosco.

Na introdução da sua breve apresentação, mencionou que não se trata de um mero conhecimento histórico,mas leve em consideração os tempos presentes: “A imagem de Dom Bosco e da sua ação se deve reconstruir seriamente, a partir do nosso horizonte cultural: de complexidade da vida de hoje, de globalização, de dificuldade para o apostolado, de diminuição das vocações, de questionamentos sobre a vida consagrada. Segundo ele, a Família Salesiana este ano e convidada a aprofundar esta vivência e transmití-la aos que estão ao seu redor, fazendo um paralelo com a realidade: " Ser fiéis a Dom Bosco significa renovar a finalidade da sua vida, pela qual entregou “cada um dos seus respiros”: a salvação dos jovens que devem ser encontrados nas suas situações de dificuldade: a pobreza, o trabalho de crianças e adolescentes, a exploração sexual, a falta de educação e de formação profissional, a inserção no mundo do trabalho, a pouca confiança em si mesmos, o medo perante o futuro, a perda do sentido da vida”.

O olhar se pousa também sobre os nativos digitais, “que através das novas tecnologias buscam experiências de mobilização social, possibilidades de desenvolvimento intelectual, elementos de progresso econômico, formas de comunicação instantânea, oportunidades de protagonismo .... Também nesse campo queremos partilhar a sua vida e os seus interesses”, coloca o Reitor-Mor. O conhecimento da história de Dom Bosco deve partir de alguns pontos de referência: caridade pastoral; trabalhos, renúncias, privações, sofrimentos, numerosos sacrifícios feitos por Dom Bosco; finalidade da Família Salesiana – ser apóstolos dos jovens, dos ambientes populares, das regiões mais pobres e missionárias.

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.