Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Texto Base da CF 2012 é lançado em São Paulo

08/11/2011

lancamentocf20121Na noite de quinta-feira, 3, no auditório da sede do Regional Sul 1 da CNBB(São Paulo), o arcebispo de São Paulo e presidente do Regional, dom Odilo Pedro Scherer, recepcionou os participantes ao evento de lançamento do texto base da Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema "Fraternidade e Saúde Pública".

O lançamento também contou com a presença do vice-presidente do Regional, dom Moacir Silva; do secretário-geral, dom Tarcísio Scaramussa; do bispo referencial da CF no Regional, dom Fernando Legal; do coordenador da CF no Regional, padre Cícero Soares da Silva Neto e do secretário executivo da Campanha da Fraternidade no estado de São Paulo, Antônio Evangelista.

Dom Odilo destacou a importância da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de ter escolhido a “Saúde Pública” como tema para a Campanha da Fraternidade do próximo ano. Salientou que é preciso que toda sociedade se mobilize, em colaboração com o Estado, para possibilitar um atendimento digno e saúde para todos, especialmente àqueles que não têm acesso à assistência de Saúde Pública com suas necessidades e dignidade.

lancamentocf20122Antônio Evangelista, assessor da Campanha no estado, fez um breve relato do encontro de Preparação da CF 2012 de São Paulo, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro, para Estudo da CF, em vista dos objetivos gerais da Campanha sobre saúde pública.

O padre Anísio Baldessin apresentou o texto-base, com sua descrição da realidade da saúde no Brasil, sua fundamentação bíblica e espiritual, suas indicações para a ação transformadora no mundo da saúde. Destacou que ele sintetiza e discute a dura realidade da Saúde Pública: “Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas”, destacou.

Ao longo do texto, o subsídio da CNBB chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.

Ao final da reflexão sobre o texto base, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Sebastião Venâncio falou da Pastoral da Saúde, do trabalho desenvolvido, dos cerca de 80 mil agentes voluntários no Brasil e da participação dos Conselhos de Saúde.

A Campanha do próximo ano tem como tema "Fraternidade e saúde pública", e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Eclo, 38, 8). O objetivo geral é "Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população".

Fotos: Luciney Martins

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.