Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Diocese cria conselho para pessoas com deficiência

06/06/2011

Da Redação | Jornal Expressão 
 
A Diocese de São José dos Campos conta agora com o Conselho Diocesano das Pessoas com deficiência (CODIPED), que reúne representantes das Pastorais, Movimentos e Organismos que trabalham pastoralmente com pessoas com deficiência. Dom Moacir Silva anunciou a criação do CODIPED na última reunião geral do Clero, em 3 de maio, quando também nomeou Pe. José Valdir Rodrigues assessor do conselho. Sua função será de reunir as pastorais e movimentos que trabalham com pessoas com deficiência, para um trabalho comum, troca de experiências e abertura de novas frentes de ação pastoral junto a essas pessoas.

“Sabemos que não é possível termos uma única pastoral das pessoas com deficiência, por isso optamos pela organização de um Conselho formado pelas pastorais e movimentos já existentes nesse campo, a partir do qual se realize um trabalho orgânico e forte, respeitando, porém, a autonomia e especificidade de cada segmento”, explicou a carta-convite emitida pelo Centro Diocesano de Pastoral para a primeira reunião do conselho com os envolvidos com as Pastorais e Movimentos ligadas às pessoas com deficiência.


CODIPED realiza primeira reunião

A primeira reunião deste Conselho aconteceu no dia 28 de maio, sob a coordenação do Pe. José Valdir Rodrigues, assessor diocesano do Conselho, com a presença do Pe. Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral e representantes da Pastoral dos Surdos, do Grupo Vem Ser Feliz (Paróquia Espírito Santo), do Lar Nossa Senhora da Salete, do MEIPED (Movimento de Evangelização e Inclusão das Pessoas com Deficiência – deficientes visuais), da Catequese na diversidade (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes) e do Grupo de pais de autistas (Jacareí).

Inicialmente, Pe. José Valdir frisou que “hoje as diversas instituições sociais estão preocupadas com as pessoas com deficiência e a Igreja não pode ser diferente, mas buscando aquilo que é sua especificidade: a evangelização”. Assim sendo, o CODIPED nasce para ser espaço de reflexão e planejamento de ações evangelizadoras para as pessoas com deficiência, isto é, com uma missão pastoral junto a essas pessoas e não para ser mais um grupo de reivindicações sociais, embora também acabe por tocar nessa dimensão, já que evangelizar é preocupar-se com bem integral da pessoa.

A missão do Conselho é ser espaço de partilha de experiências e reflexão conjunta acerca das pessoas com deficiência e suas necessidades espirituais e pastorais bem como encaminhamento de propostas para satisfazer essas necessidades.

Segundo Pe. Edinei, “foi uma reunião muito positiva por causa do acolhimento da proposta pelos presentes”. Ficou definido que serão referências do Conselho junto ao Pe. José Valdir a sra. Cacilda, do grupo Vem ser feliz, e o sr. Valdir, do Grupo de pais de autistas. Os próximos passos deste Conselho serão a programação da Semana da Pessoa com Deficiência, no final do mês de agosto e uma confraternização no final do ano. Também será elaborado um calendário das próximas reuniões e atividades comuns aos diversos componentes do Conselho e um estatuto mínimo para sua organização quanto aos objetivos, competências, composição e atribuições.

Informações sobre o CODIPED podem ser obtidas no Centro Diocesano de Pastoral pelo telefone (12) 3928.3912 (Falar com Karla).

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 - 2017 Paróquia São João Bosco. Todos os direitos reservados.